Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Novos direitos para os empregados domésticos começaram a valer em 01/10/2015

Publicado por Dayane Rose Silva
há 9 anos

No dia 02 de junho de 2015 foi publicada a Lei Complementar nº 150, de 1º de junho de 2015, que engloba os direitos garantidos aos domésticos antes e depois da Emenda Constitucional 72, traz novidades legislativas e revoga a antiga Lei dos Domésticos (Lei 5.859/72). A lei entrou em vigor na data da sua publicação, com aplicação a todos os contratos de trabalho doméstico, não se aplicando às diaristas.

Assim, foram igualados os direitos dos trabalhadores domésticos, urbanos e rurais.

Em que pese a lei, alguns direitos ficaram pendentes de regulamentação e não tiveram aplicação imediata. Agora, em 01 de outubro de 2015, esses direitos entraram em vigor, passando a ser obrigatórios. São eles:

  • Fundo de Garantia para demissões sem justa causa;
  • Obrigatoriedade de recolhimentimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS;
  • Seguro-acidente de trabalho; e
  • Redução do INSS do empregador.

Com a obrigatoriedade do fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), a partir de novembro, devem ser depositados os valores referentes ao mês anterior.

O passo inicial para os empregadores se organizarem é fazer o cadastro no E-social, no portal www.esocial.gov.br.

No portal do E-social também se encontra disponível o manual do Empregador Doméstico, em PDF: http://www.esocial.gov.br/doc/Manual_eSocial_Empregador_Domestico_1_versao.pdf.

A partir de 26 de outubro vai ser possível emitir a guia do Simples Doméstico que incluirá o pagamento de 8% de INSS do patrão, de 8 a 11% do empregado, 0,8% de seguro contra acidente, 8% de FGTS e mais 3,2% de Fundo de Garantia para o caso de demissão sem justa causa.

O primeiro pagamento deverá ser feito até 6 de novembro, referente ao trabalhado em outubro.

Fontes: Tribunal superior do Trabalho e portal do E-social.

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações8
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações163
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/novos-direitos-para-os-empregados-domesticos-comecaram-a-valer-em-01-10-2015/238792311

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)